O CAD/CAM integrado, numa plataforma única, é uma vantagem competitiva no processo produtivo dos moldes.
Na indústria de moldes estamos constantemente a ouvir falar de prazos. Cada vez mais os prazos para a produção dos nossos moldes são reduzidos e, por outro lado, ouvimos todos os dias falar em produtividade. Como podemos tirar partido das ferramentas de CAD/CAM disponíveis no mercado, de forma a reduzir os prazos de produção e aumentar a produtividade das empresas? Como principio, terá que ser uma solução orientada desde a sua génese para moldes e terá que estar à altura das melhores soluções individuais do mercado, pelo menos em 95% das suas valências.
O processo produtivo de um molde é composto por várias fases, cada uma delas desdobrável em vários processos. De um modo genérico, sem discriminar esses mesmos processos, podemos afirmar que as principais etapas são:
A ferramenta de CAD/CAM actua sobretudo na fase de projecto de molde, maquinação das peças e no controlo dimensional das peças. Em que medida é que a integração é importante?
É nesta fase que muita da estratégia de produção do molde é definida e poderão ser antecipados e evitados problemas. Com ou sem revisão de projecto, com ou sem reuniões técnicas para definir as melhores estratégias, será o projectista que irá criar toda a informação necessária à construção do molde, seja ela informação 3D ou 2D. Para tal terá o auxílio da sua ferramenta de CAD.
Após a recepção da informação disponibilizada pelo projecto, é a vez de se maquinarem as peças. As peças poderão passar por vários processos até estarem prontas a serem montadas. Alguns desses processos são:
Cada um destes processos será realizado com auxílio da ferramenta CAM respectiva.
Para validação, deverá ser realizado um controlo dimensional das peças maquinadas. Esse controlo pode ser realizado pelo próprio funcionário que retira a peça da máquina antes de passar por outro processo, ou pode ser realizado com uma máquina de controlo dimensional (CMM). Os programas de medição poderão ser realizados manualmente pelo operador da máquina, ou então serem criados em software específico. Caso o software de CMM esteja integrado com o restante CAD/CAM não haverá perdas de tempo com traduções e correcções de geometria.
A solução integrada CAD/CAM aplica-se nas 3 etapas anteriores: Projecto, CAM e controlo dimensional. Vamos ver em que medida essa integração é importante.
Projecto do molde
No projecto do molde, com inicio no desenho preliminar, será produzida informação 3D e 2D. A integração desta informação é muito importante:
Maquinação 2 ½ D e 3D, 3 eixos ou mais
Com uma ferramenta integrada CAD/CAM integrada, a passagem para a maquinação de 2 ½ D é completamente automática.
Erosão de penetração
Para realizar a erosão de penetração são necessários modelar os eléctrodos e maquiná-los. Com uma ferramenta integrada, verificamos que:
Erosão de fio
Controlo dimensional das peças
Partilha da informação
Por todos estes motivos acreditamos que a escolha de uma ferramenta CAD/CAM deve ser uma mais valia para as empresas que pretendam ter de facto uma vantagem competitiva.