Perante um mercado em constante mudança, também as necessidades do software CAM se estão a alterar. Para permanecer competitivo num mercado cada vez mais rigoroso, os profissionais precisam de ferramentas flexíveis e consistentes que se comuniquem com as soluções já existentes na empresa. Essas soluções de alto desempenho também devem permitir economia de tempo e confiabilidade, superando os problemas de recrutamento de pessoas formadas para a função.
Uma vez escolhido o novo software CAM, terá de trabalhar juntamente com a sua equipa para que consiga gerir as suas expectativas em relação a este novo desafio … Como conseguir isso?
Há dez anos, os “chefes” eram as forças motrizes por trás da mudança do CAD e CAM na empresa. Eles, quase sozinhos, tomavam a decisão e a submetiam – ou até a impunham – às equipas envolvidas. Hoje, a organização das empresas mudou significativamente e os serviços estão cada vez mais envolvidos nas decisões estratégicas da estrutura. As empresas perceberam que as novas ferramentas precisam se comunicar com as soluções já existentes.
Tomar a decisão de alterar a ferramenta CAD / CAM numa empresa não é uma decisão fácil. De facto, a solução CAD / CAM tem um papel crucial no desenvolvimento das empresas.
A ferramenta CAM garante a produção da empresa. O seu papel é programar todas as máquinas que possuem um custo de investimento muito alto, mas também é responsável pela produção da empresa. De qualquer forma, a solução de CAM não deve falhar, pois isso traria uma paragem abrupta na produção da empresa.
A empresa que representa o software, deverá estar ciente de que a adoção de uma nova solução pelas equipas é um ponto crucial. Terá de ser um verdadeiro parceiro das empresas. Para apresentar a nova ferramenta de trabalho de uma forma concreta e “significativa” aos seus interlocutores, a empresa terá de pedir às equipas que expliquem seu processo atual e os problemas encontrados com a ferramenta CAM. Ouvir e levar em consideração as expectativas das equipas é um dos elementos essenciais para estabelecer uma relação de confiança.
Recuperando dados de seus clientes
Por vezes, as equipas temem não recuperar a confiabilidade que poderiam obter com o software antigo. O papel do representante do software é perguntar às equipas qual o método usado para lidar com um determinado assunto, a fim de realizar operações concretas para demonstrar a confiabilidade da solução. É da responsabilidade da representante do software, garantir que o histórico da empresa será salvo ou mesmo recuperado na nova ferramenta.
Depois de usar o mesmo software CAD / CAM por mais de 20 anos para programar duas máquinas de corte a laser, uma empresa subcontratada quis mudar o software optando pelo TopSolid. Na empresa existia o medo de perder o que já existe, de não ser capaz de configurar rapidamente máquinas de corte a laser, de não economizar significativamente tempo na recuperação de arquivos externos, etc. Essa mudança deu origem a muitos receios entre as equipas.
Para superar o medo de não economizar tempo na recuperação de arquivos externos, ao demonstrar o software, solicitamos às equipas que nos fornecessem um exemplo de cliente que estava a ter um problema.
Enquanto a equipa estimou a recuperação e o processamento do projeto em um dia e meio, o processamento do projeto durou apenas 15 minutos com o TopSolid, graças a:
Para superar o medo de não poder configurar rapidamente as suas máquinas de corte a laser, agendamos, antes de tomar a decisão final, um dia no local do cliente para realizar um programa concreto e executar testes nas duas máquinas de corte a laser.
Graças a mais de 35 anos de experiência em programação de máquinas de cortar e puncionar de todas as marcas e tipos, esses testes realizados pela TopSolid foram mais do que conclusivos. Quanto ao medo de não conseguir recuperar o histórico, o TopSolid ficou comprometido em desenvolver um aplicativo para recuperar todos os dados CAD / CAM da empresa.